A importância dos odontocetos no ecossistema marinho
- Amigos da Jubarte Projeto
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
Se você é fascinado pela vida marinha, provavelmente já conhece esse termo. Mas e se não for? Você sabe o que são os odontocetos e por que eles são essenciais para o equilíbrio e a sustentabilidade da fauna marinha?
Os odontocetos são todos os cetáceos que possuem dentes, pertencendo a uma subordem específica dentro desse grande grupo de animais marinhos. Golfinhos, orcas, botos e cachalotes são alguns mamíferos marinhos que encontramos dentro dessa superfamília, que conta com, aproximadamente, mais de 73 espécies diferentes.
Esses animais possuem algumas características distintas, como um crânio assimétrico e um orifício respiratório único, localizado no topo da cabeça, nos golfinhos, por exemplo, esse orifício é fácil de ser localizado. Em relação a sua dentição, que difere esses animais de outros animais marinhos, ela é permanente e aparece após o final do período de lactação. Um ponto interessante é que, diferente dos humanos, seus dentes são homodontes, ou seja, possuem o mesmo formato e não são substituídos ao longo da vida

O papel dos odontocetos no ecossistema marinho
Como outras espécies marinhas, os odontocetos desempenham uma função essencial na manutenção do equilíbrio ecológico dos oceanos. Como predadores, eles regulam a população de diversas espécies marinhas, evitando o crescimento descontrolado de peixes, lulas e crustáceos, que fazem parte de sua alimentação. Algumas espécies, como as orcas, têm uma dieta ainda mais ampla e incluem outros mamíferos marinhos e até mesmo filhotes de baleias de barbatanas.
A presença de odontocetos também pode servir como indicador da saúde dos ecossistemas marinhos. Devido ao seu posicionamento no topo da cadeia alimentar, eles são suscetíveis ao acúmulo de poluentes e contaminantes químicos através do processo de biomagnificação (processo de acumulação de substâncias tóxicas ao longo da cadeia alimentar, tornando-as mais concentradas em cada nível trófico). Assim, o estudo de suas populações e condições de saúde pode fornecer insights valiosos sobre o estado geral do ambiente marinho e os impactos das atividades humanas.
Além de sua relevância ecológica, os odontocetos têm grande importância cultural. Em diversas culturas ao redor do mundo, golfinhos, por exemplo, são símbolos de inteligência e conexão com o mar. O turismo de observação de cetáceos tem crescido, promovendo a conscientização sobre a necessidade de preservar essas espécies e gerando impactos positivos para a economia de muitas regiões costeiras.
Autor: Ygor Brito
🐬 O Projeto Golfinhos do Brasil é uma realização do @institutoocanal em parceria com a @cesan_oficial, e apoio da @vitoriaonline, através da Secretaria de Meio Ambiente, @ufesoficial e da agência @capitaogriloes.
Comments